© 2018 por Consórcio COBRAPE - URBTEC -     contato@metropoleprnorte.com.br

  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
Buscar
  • Paulo Grein

Terceira Audiência do plano da Metrópole Norte aconteceu em Apucarana

Durante o evento, foram apresentados os cenários criados para temas como economia, infraestrutura, meio ambiente e urbanismo.


3ª Audiência Pública realizada em Apucarana 07/08/2019. Foto: Paulo Victor Grein

Foi realizada, no último dia 7 de agosto, a Terceira Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte. Durante o evento, que foi realizado no auditório do Senac Apucarana, foram apresentados os resultados do Relatório de Cenários, referente à terceira etapa do Plano.


A construção dos cenários teve como base uma ferramenta de planejamento que identifica tendências possíveis para a região, e foram construídos a partir de um jogo de simulação socioambiental em que o consórcio estimulou representantes dos municípios incluídos no Plano a tomar decisões de interesse individual e coletivo. Os cenários abrangem as dimensões econômica, ambiental, territorial, demográfica, logística e urbanística, e foram discutidos em oficina técnica realizada no mês de julho.


Segundo Cláudio Marchand Krüger, Coordenador Executivo do Plano, a audiência serviu como um termômetro que demonstrou o crescente interesse dos municípios pelo conceito do Plano. “Sentimos uma atmosfera de entusiasmo por parte do público presente, que era altamente qualificado, e percebemos a empolgação com a ideia de que o Plano se concretize o mais rápido possível”, comentou Krüger.


Um dos pontos altos da audiência foi a apresentação do projeto de requalificação urbanística que está sendo proposto pelo Consórcio Cobrape-Urbtec, responsável pela elaboração do Plano, com relação ao Cenário de Gestão Territorial, como uma das estratégias para atingir os objetivos do Plano. A proposta de requalificação baseia-se no projeto do Metrô Pé Vermelho, um metrô de superfície para passageiros que utilizaria o traçado da antiga ferrovia que corta os municípios incluídos no Plano e proporcionaria a revitalização de toda a região.


“Esperamos que os municípios continuem participando já que estamos entrando em etapas decisivas, onde são apresentadas propostas mais objetivas e onde será possível ter essa visão de futuro que o Plano pretende trazer”, adiantou o Coordenador do Plano.


O Plano da Metrópole Paraná Norte é um projeto do Governo do Paraná com o apoio do Banco Mundial que visa o desenvolvimento integrado de 15 municípios concentrados em uma área de 6.225 quilômetros quadrados e que abriga aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.


O Plano está entrando na quarta etapa, que prevê a formulação e o detalhamento de planos, programas, projetos e ações prioritárias para o curto, médio e longo prazos.

As informações contidas no Relatório de Construção de Cenários estão disponíveis para consulta no site do Plano da Metrópole Paraná Norte (https://www.metropoleprnorte.com.br/relatorios).

55 visualizações