© 2018 por Consórcio COBRAPE - URBTEC -     contato@metropoleprnorte.com.br

  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
Buscar
  • Paulo Grein

Jandaia do Sul recebe Plano da Metrópole Paraná Norte


Fonte: www.portalagora.com por Amanda Bebiano, para o Jornal Agora em 04/08/2018

Projeto visa integrar município com outras 14 cidades da região.

O Estado do Paraná firmou um empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com o intuito de implantar o Projeto Intersetorial para o Desenvolvimento do Paraná.

Entre os objetivos do projeto está o Plano da Metrópole Paraná Norte, que visa traçar diretrizes e definir ações estratégicas a partir de um núcleo formado pelo corredor urbano e definido por uma linha de quinze cidades situada ao longo das BR 369 e 376. Entre elas, está Jandaia do Sul.

O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte é um projeto do Governo do Estado do Paraná com apoio do Banco Mundial que vai criar um grande corredor de desenvolvimento unificado e sustentável unindo as cidades de Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina, Ibiporã, Jataizinho, Apucarana, Paiçandu, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira e Mandaguaçu. Ao todo, os 15 municípios concentram, em uma área de 6.225 km², 1,5 milhão habitantes e um PIB de aproximadamente R$ 35 bilhões.


Oficina

Na tarde da última quarta-feira (25), Jandaia recebeu a primeira oficina de engajamento do Plano, para traçar diretrizes e definir ações estratégicas integradas para a organização, desenvolvimento sustentável e consolidação da região. O evento ocorreu no Auditório Municipal Professor Lourenço Ildefonso da Silva e foi aberto à toda população jandaiense.

Na oportunidade, foi criada uma equipe de acompanhamento formada por representantes dos diversos segmentos sociais. Eles ficarão responsáveis de acompanhar as oficinas e audiências públicas, contribuindo com informações para o desenvolvimento. 

* Matéria publicada na 265ª edição do Jornal Agora

19 visualizações