© 2018 por Consórcio COBRAPE - URBTEC -     contato@metropoleprnorte.com.br

  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

OFICINAS PARTICIPATIVAS

Programação

Fique informado sobre as datas das audiências públicas que serão realizadas em cada um dos municípios envolvidos no Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte:

Próximos eventos:

Quarta Audiência Pública

A Quarta Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte, que será realizada no próximo dia 10 de outubro, a partir das 18h30, no Auditório do Senac em Apucarana, servirá para apresentação do Plano de Ações do estudo, o qual foi discutido em duas oficinas técnicas realizadas em Londrina e Maringá nos dias 4 e 5 de setembro, envolvendo a equipe do consórcio responsável pela elaboração do Plano e representantes dos municípios contemplados pelo projeto. O evento será aberto ao público. Na audiência pública, será apresentado o Produto 11 – Relatório do Plano de Ações Consolidado, o qual é parte integrante da Etapa 4 - Planos de Ação. Nesta etapa final do estudo, são formulados e detalhados os planos, programas, projetos e ações prioritárias pensados em curto, médio e longo prazo, hierarquizados por prazos de execução, acompanhados de propostas orçamentárias, cronogramas físicos e indicação preliminar de fontes de recursos que permitam a implementação do Plano.

Eventos realizados:
 

Oficinas de Engajamento

Realizadas nos meses de julho e agosto, nos quinze municípios incluídos no Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte, as Oficinas de Engajamento, tiveram como objetivo eleger os representantes da Sociedade Civil que formaram a Equipe de Acompanhamento para participar das demais etapas do plano, com sugestões sobre os principais problemas e potencialidades de cada um dos 15 municípios envolvidos no plano. As oficinas de engajamento foram abertas ao público e todos os cidadãos puderam participar.

Primeira Audiência Pública

A cidade de Apucarana sediou a primeira Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte, realizada no dia 04 de dezembro, no Auditório do Senac. O evento serviu para apresentação do Plano de Trabalho que visa fomentar o desenvolvimento integrado da região formada pelos 15 municípios que compõem as regiões metropolitanas de Londrina, Apucarana e Maringá. O Plano de Trabalho apresentado na audiência foi consolidado com as contribuições dos municípios, recebidas durante as Oficinas de Engajamento realizadas nos 15 municípios envolvidos no Plano entre julho e agosto deste ano. Na audiência, a comunidade em geral teve acesso às informações principais sobre o estudo, seus objetivos e metas, sendo mais uma oportunidade de enviar contribuições para o Plano.

 

Oficinas de Contextualização

Realizadas nos dias 24, 25 e 26 de abril as Oficinas de Contextualização do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte. A contextualização apresentou análises comparativas, permitindo situar a região em estudo em relação a outras metrópoles no interior do Brasil. Também trouxe experiências internacionais para ilustrar lições aprendidas e ajudar na elaboração de estratégias para consolidar a região da Metrópole Paraná Norte. Esta etapa teve por objetivo conhecer a realidade presente da região compreendida pelo Plano, descrevendo e analisando a região a fim de reconhecer as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao desenvolvimento regional e, a partir desta compreensão, adotar as medidas e ações necessárias para reforçar os aspectos positivos e enfrentar e superar os adversos.

 

Segunda Audiência Pública

Reunião que fez parte dos instrumentos de participação popular de todos os municípios da área de abrangência do Plano, foi aberta à população e realizada na cidade de Apucarana. Os objetivos foram apresentar o Relatório de Contextualização consolidado após as Oficinas de Contextualização e aprovar o documento em sua forma final, sendo aberta às contribuições do público presente. Com a Audiência Pública 02, encerrou-se a Etapa 2 do Plano, onde foi feito o diagnóstico da região, em suas mais diversas dimensões de análise.

Oficina de Construção de Cenários

Foi realizada na cidade de Apucarana, escolhida por sua posição geográfica estratégica, central em relação à área de estudo. Esta reunião fez parte da Etapa 3 do Plano: Cenários e Visão de Futuro. O objetivo foi apresentar o Relatório de Construção de Cenários Inicial à Equipe de Acompanhamento e à Equipe Técnica Municipal.

Terceira Audiência Pública

Realizada no dia 7 de agosto, a Terceira Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte teve como objetivo apresentar os cenários elaborados pelos técnicos do consórcio responsável pela elaboração do plano. A construção dos cenários baseou-se em uma ferramenta de planejamento que considera as atuais tendências e influências possíveis para a região, para auxiliar na tomada de decisões estratégicas e alcançar os objetivos no médio e longo prazos. Os cenários foram construídos a partir de um jogo de simulação socioambiental, em que o consórcio valeu-se do lúdico e colocou os participantes na condição de informantes qualificados, dispostos a vivenciar uma situação e tomar decisões de interesse individual e coletivo.

Oficinas do Plano de Ações

Nos dias 4 e 5 de setembro, em Londrina e Maringá, foram realizadas as Oficinas do Plano de Ações, cujo objetivo principal foi discutir o Produto 10 – Plano de Ações Inicial. Nos mesmos eventos, foi aplicada a dinâmica participativa “Mapas de Redes”, onde os participantes discutiram e apresentaram sua visão sobre o arranjo das instituições atuantes no seu município e na região que possam ajudar na articulação para a realização dos objetivos do Plano da Metrópole Paraná Norte. Foi um exercício de percepção sobre a atuação institucional que os municípios consideram fundamental para o sucesso do Plano e como cada município poderia participar e ajudar por meio de suas organizações locais ou regionais.

 

Informações

Entre em contato.